Histórico

São José do Rio Preto comemora, em 2011, 42 anos de criação do Festival de Teatro. O evento surgiu no final da década de 60, período marcado pelas diversas transformações sociais a políticas, advindas da Ditadura Militar. Na época, o Festival tinha caráter competitivo e amador, sendo uma importante manifestação cultural liderada por artistas locais.

Integrantes do grupo de Teatro Jovem da Casa de Cultura abriram, em julho de 1969, o Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto. No elenco, grandes nomes das artes cênicas como Humberto Sinibaldi Neto, Dinorath do Valle, José Eduardo Vendramini, Fábio Marques dos Santos, Maria Cristina Miceli, Raildo Viana, Ricardo Albuquerque e Reinaldo Silva.

Em sua primeira edição, participaram 11 espetáculos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Naquele ano, as peças foram apresentadas no auditório da Basílica Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista. Durante os anos de 1973 a 1980, o evento foi interrompido por falta de apoio político, voltando a ser realizado em 1981.

No ano de 2001, o Festival deixou de ter o caráter competitivo, dando lugar a um formato mais experimental. Assim, o Festival de Teatro Amador se transformou no FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A cada edição o FIT aposta em conceitos diferentes, inovando e expandindo os critérios do “fazer teatral”.

Atualmente, o FIT integra o Núcleo dos Festivais, sendo um dos maiores festivais de artes cênicas do país. É um dos eventos mais aguardados por críticos, artistas e público de diversos estados brasileiros.  

 

   Apoio
  
   Patrocínio
  
   Realização
  
  
  
© Copyright FIT 2011 - todos os direitos reservados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player